Felicidade, vc sabe o que é?

Minha busca transcende a necessidade de ser feliz. Quero compreender a felicidade, estudá-la, desvendá-la, quero saber onde surgiu o conceito, quem pensou primeiro sobre ela, quem ou o quê fez da felicidade um estado humano quase sempre inatingível, ou ao menos mais difícil de alcançar do que o cume do Everest, que aliás, com equipamento suficiente, informações corretas e treinamento já é algo perfeitamente possível.
Pode ser assim com a felicidade, façamos um paralelo: equipamento suficiente - uma vida saudável, cercada de pessoas boas, as quais amamos e nos amam - ; informações corretas - valores familiares baseados na justiça, na ética, na moral, na amizade, na compaixão, na tolerância, no respeito; e por fim o treinamento, talvez a parte mais difícil - ou seja, a prática da boa fé, da boa vontade, dos bons modos, atitudes que levam à comunhão.
Por que então dizemos não encontrar a felicidade? Por que muitos dizem que é preciso andar "milhas e milhas", ou "navegar por mares nunca dantes navegados"? Ou ainda, "eu era feliz e não sabia?" Olha o que eu econtrei sobre a felicidade: "Estado de satisfação que experimentamos pela posse, real, ou em esperança, daquilo que amamos". Gênesis 30:13. Posse real ou em esperança? Eu diria assim: estado de satisfação (prazer, contentamento, alegria) que experimentamos (sim, porque é uma experiência de vida, é efêmera, não é para sempre!) por encontrar, estar com, alcançar, aquilo que amamos. Veja que, o que nos faz felizes é simplesmente aquilo pelo qual temos amor.
Então a chave para a felicidade é o amor?! Sim, meus caros, o dom supremo, que une e separa gerações... amor, love, amour, amore... "O fogo que arde sem se ver...", como escreveu Camões. A questão é: não somos mais felizes porque não amamos tanto quanto poderíamos. Confundimos amor com apego, amor com gostar, amor com afinidade, com amizade, com carinho, com intimidade, com prazer, com posse, ... com qualquer coisa que nos faça sorrir... isso mesmo sorrir, e não chorar. Qualquer coisa que nos distraia desta mediocridade toda que é a vida. A vida das pessoas medíocres, claro! Não a minha, e espero que não a sua!
Comentários
Postar um comentário