Relação 80/20, você conhece?


Fui ao mercado hoje à noite com meu filho e fiquei emputecida ao ver como as coisas estão caras!! 
Como o nosso salário e benefícios não acompanham esta onda de aumentos de preços, taxas, tarifas, impostos, enfim tudo pelo que devemos ou precisamos pagar. Mas quem somos nós?
Somos os 80% de uma população mundial que rala diariamente para "ganhar o seu pão de cada dia" (desculpe-me o clichê!) e rala mesmo!! Se endivida, gasta com o básico sempre e com o supérfluo de vez em quando. 
E pagamos para quem? Para os 20% restantes da população, aqueles endinheirados que estão "por cima da carne seca" (perdoem-me o clichê de novo!), e controlam toda a economia, a política e poder do mundo.
Depois de chegar em casa e guardar os poucos, mas necessários itens que compramos, lembrei-me do Princípio de Pareto, a relação de 80/20 para as mais diversas situações do mundo.
Vejamos algumas explicações.
Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.
  • Exemplo : Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita .
  • A maioria dos acidentes de carro ocorre em um numero relativamente pequeno de cruzamentos, na faixa da esquerda em determinada hora do dia
  • A maioria dos acidentes fatais ocorre com jovens
  • Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões.
  • Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio.
  • Menos de 20% das celebridades dominam mais de 80% da mídia, enquanto mais de 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores.
  • Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20 % dos cientistas. Em cada época, são uns poucos especialistas célebres que fazem a maioria delas.
Entenda que o Princípio de Pareto ficou conhecido por esta relação 80/20 que mostra uma relação muito desproporcional, entre causa e efeito, mas com freqüência existem quadros muito mais extremos por exemplo:
  • Os americanos representam menos de 5% da população mundial, mas consomem 50% da cocaína do planeta
  • De igual maneira, os americanos consomem 25% do petróleo produzido no mundo.
  • Na Indonésia em 1985, os residentes chineses totalizavam menos de 3% da população, mas eram donos de 70% da riqueza do País.
  • Nas Ilhas Maurícias, embora famílias francesas representem somente 5% da população, eles detêm 90% da riqueza local.
Estes números ilustram bem o que o Princípio de Pareto deixa claro que ele contraria nossa intuição, ou seja não mostra o que esperamos, que seria uma relação de equilíbrio entre causas e resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas