Tão perto, tão longe!


É Natal. É Ano Novo. Uma época difícil para muitos, triste para uns, feliz para outros. Uma época em que o longe e o perto tomam dimensões fora de nosso controle. Em que a palavra de ordem é distância, seja ela grande ou pequena. As pessoas querem se aproximar ou se afastar, delas mesmas ou umas das outras.

Viagens, encontros, desencontros, partidas, chegadas, abraços, choros e velas! Vendo o lado positivo desta época do ano, concluo que tudo isso tem um sentido muito especial, gera efeitos duradouros e ainda acende muitas luzes interiores.

O final do Ano traz consigo uma atmosfera de resolução, de várias resoluções. É quando assumimos novos compromissos ou cumprimos os antigos. É quando fechamos um ciclo e começamos outro. É quando um amor morre e outro nasce. É quando convertemos nossos pensamentos em atitudes esperançosas e de boa fé. É quando paramos e revemos quem somos, o que de fato queremos e para onde estamos indo.

O amor permeia todas as felicitações de final de ano: "Feliz Natal!", "Feliz Ano Novo!", "Tudo de bom no ano que se inicia!", "Que Deus os abençoe!", enfim desejamos em quinze dias o que poderíamos ter desejado nos outros 343 dias do ano. Mostramos uma face mais humana, nesta época do Ano. Uma face mais sensível. Mas por que estes sentimentos todos, alegria, solidariedade, gentileza, carinho, saudade, amor, por que eles ficam tão à flor da pele, nesta época do ano?

"Porque foi quando Jesus nasceu, oras!" - diz a maioria. "Porque junto com o nascimento de Jesus vem a paz, o amor, e blablablabla" - diz o restante.

Sabe o que eu acho? Que é quando as pessoas já estão cansadas, cansadas dos 343 dias de correria, de stress, de insensibilidade, de amargor. E é como se as luzes de Natal fossem o sinal, o sinal para que tudo isso fosse deixado de lado, em prol de um final feliz. Do final feliz que todos buscam. Com direito à "e viveram felizes para sempre!" Mesmo que o "para sempre" seja apenas uma noite.

É como escreveu o poeta Vinicius de Moraes:
"...Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure."

Feliz 2010 para todos nós... que acreditamos em um futuro melhor, carregado de amor, paz, fé e esperança!

Comentários

  1. Esta iniciando um reconhecer e o momento é muito propicio para fazer analise igual de tudo que ocorrou e o que se pode aprender com os acontecidos...se é que se aprende errando. Não é facil rever dores e sofreres nos sempre queremos esquecer ou apagar o que nos faz sofrer. Nem sempre da certo porém tentar ir adiante sem se ver acredito que seja pior. Comece a se ver a se olhar a se conhecer talvez a chave do crescimento ...amadurecimento seja adimitir quem realmente vc é aprender amar o que se revela. Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas